segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Cinema e Medicina [1]: sobre o filme Uma Chance Para Viver

    Hoje iniciaremos uma série de postagens intitulada de Cinema e Medicina, que abordará filmes, séries e outras produções que apresentem histórias ou estórias que auxiliem na formação da capacidade imaginativa e da personalidade do estudante de medicina como futuro profissional.
    O filme Uma Chance Para Viver foi lançado no Ano 2008, nos Estados Unidos, e foi dirigido por Dan Ireland. É baseado na história verdadeira do Dr. Dennis Slamon, o médico que realizou todo o processo de pesquisa até a aprovação do Trastuzumabe (Nome comercial: Herceptin), um anticorpo monoclonal utilizando no tratamento do câncer de mama. 


  A obra inicia apresentando o dia a dia de um cientista durante a realização de seus estudos e pesquisas: trabalho duro, pouco reconhecimento, burocracia, falta de recursos, etc. Contudo, desde o começo, a nobreza do ofício e do propósito é apresentada ao telespectador, fazendo-o se envolver com a história e sentir-se parte do processo de desenvolvimento do medicamento. A riqueza de detalhes nas cenas de descoberta dos diagnósticos de câncer de mama, por parte das portadoras e suas famílias, faz com que o telespectador se emocione.
    O Dr. Hélio Angotti Neto, em um dos seus artigos [1], afirma que um dos melhores recursos para formação de um bom médico é aprender com exemplos de professores mais experientes que possam transmitir experiências morais e demonstrar quais são as atitudes desejáveis diante de situações do cotidiano profissional. 
    O protagonista, durante todo o filme, age como um verdadeiro médico deve agir: virtuosamente. Para o estudante de medicina, obras e exemplos como esses são significativamente úteis para desenvolver consciente e principalmente subconscientemente virtudes como compaixão, justiça, esperança, calma, confiabilidade, perseverança, temperança, etc. Se tivéssemos que destacar a principal virtude que a obra deixa como "lição", seria a esperança.
    Por fim, resta-nos recomendar que assistam ao filme, que é facilmente encontrado no Youtube [2].

Referências:
[1] https://academiamedica.com.br/blog/virtudes-da-medicina-como-formar-um-bom-medico
[2] https://www.youtube.com/watch?v=yBzbPhVB46s
    



quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Sobre

Saudações a todos, 

este blog foi criado por José Bento Neto, médico formado na Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande - Paraíba. Aqui, pretendo compartilhar crônicas, resumos e resenhas sobre filmes e livros relacionados à medicina. Além disso, falar sobre bioética, filosofia, história e arte aplicados à medicina. 

Espero que gostem.